quarta-feira, 22 de agosto de 2012


CURSO DE LIBRAS NO PÓLO UAB DE ÁGUA BOA

Neste final de semana aconteceu a 1ª etapa do curso de LIBRAS (linguagem de sinais para surdos) nas dependências da UAB – Universidade Aberta do Brasil, antigo Centro Universitário, no Bairro Tropical.
O curso terá carga horária de 200 horas, com duração de 8 meses e os encontros serão sempre nos finais de semana, sendo  um encontro mensal. O próximo encontro acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro.
A quantidade de cursistas superou as expectativas, com 127 inscritos, dos quais 10 de Novo São Joaquim e 5 de Nova Nazaré e 112 de Água Boa. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada e até o momento estão participando professores, funcionários de apoio escolar, universitários, alunos surdos, dentre outros.
Os professores que ministraram o curso são o Dr. Reniy Almeida Barbosa (UFT) e professor surdo Wesni (SEALB). São professores da SEALB (Sistema Educacional de Aprendizagem de Libras e Braille) em parceria com a UAB de Araguaína-TO, Universidade Federal do Tocantins - UFT; Federação Nacional de Educação  e Integração dos Surdos - FENEIS.
O professor Reniy mostrou-se impressionado com a estrutura do nosso pólo UAB argumentando que “são raros os pólos tão bem organizados e estrutura predial e de equipamentos como o de Água Boa”.
Vale destacar que esse curso já é resultado da concretização do pólo UAB em Água Boa, por parte da prefeitura municipal – Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o que motivou o interesse da UAB Araguaína e da FENEIS em disponibilizá-lo aqui.
Estima-se que haja dois milhões de surdos no País e a demanda por intérpretes para atender essas pessoas vem aumentando consideravelmente com a política de inclusão em todos as áreas. A remuneração de um intérprete de libras, que atualmente é considerado um Idioma, pode chegar a R$ 2.200,00 para uma jornada de 20 horas, dependendo da região de atuação.  Veja as fotos.

fonte: Edilson Pedro Spenthof

Nenhum comentário:

Postar um comentário